segunda-feira, setembro 18, 2006

programa desenho II

Universidade de Évora
Departamento de Planeamento Biofísico e Paisagístico

Licenciatura em Arquitectura Paisagista
Ano Lectivo 2006-2007


Programa
Desenho II


Desenhar é o equivalente a pensar. Alguns desenhos fazem-se com a
mesma intenção com que se escreve: são notas que se tomam.

Bruce Nauman




O Desenho II tem como objectivos:
-Dar aos alunos métodos de pensar e realizar visual e materialmente as suas ideias e os seus projectos através de vários media.
-Promover o prazer de desenhar dando a descobrir os processos conceptuais, subjectivos e artísticos do Desenho.
-Sensibilizar os alunos para a Estética da Paisagem, sintetizando e enriquecendo os conhecimentos adquiridos no seu percurso académico.
-Estimular o desenvolvimento da sensibilidade artística, estética e ética tão necessária aos futuros Arquitectos Paisagistas.


Conteúdos Programáticos

Análise do Espaço Urbano
Observar, analisar, caracterizar e interpretar a paisagem urbana.

Apreensão do Espaço- Perspectiva e Escala
Introdução à análise perspéctica do espaço.
Estudo da noção de escala na representação.
Estudo da representação da figura humana.

O Desenho como meio de expressão de uma ideia
Desenhar espaços imaginados.
Como articular visualmente as ideias que se vão construíndo na disciplina de Projecto de Arquitectura Paisagista.


Diário Gráfico
Os alunos deverão manter ao longo do ano lectivo um caderno que os acompanha (aconselha-se o formato A6 ou A5), e no qual registam esboços, esquemas, apontamentos, estimulando o exercício diário do registo gráfico, do desenho, da transposição de ideias. É obrigatório trazer o Diário para todas as avaliações.


Avaliação
A avaliação é contínua e periódica.
A avaliação contínua verifica-se através do acompanhamento diário dos alunos, e da respectiva apreciação do seu trabalho e do desenvolvimento do mesmo, e visa estimular o sentido crítico do aluno em relação ao seu próprio trabalho.
As avaliações periódicas realizar-se-ão em data a afixar com a devida antecedência.

Critérios de avaliação
Qualidade do trabalho desenvolvido e apresentado
Cumprimento dos exercícios propostos
Assiduidade, participação e empenhamento
Criatividade e integração de conhecimentos
Evolução do aluno na disciplina através do desenvolvimento das suas capacidades.

Regime de frequência
É obrigatório a frequência de 3/4 das aulas previstas.

Regime para trabalhadores estudantes
Dado que se trata de uma disciplina teórico-prática, os alunos terão que frequentar a cadeira com assiduidade.
No início de cada ano lectivo, os alunos deverão discutir com a docente a sua disponibilidade em termos presença durante o horário lectivo.
Estes alunos gozam da possibilidade de solicitarem adiamento na entrega dos exercícios, nos casos em que fundamentem justificadamente o seu pedido, considerando que, no regulamento aprovado em Conselho de Departamento, está expresso que o período máximo, nesta situação, é de duas semanas.
Não está prevista a realização de exames, dada a natureza da cadeira e dos seus critérios e regime de avaliação.

Assistência aos alunos
Os alunos deverão marcar com uma semana de antecedência uma entrevista dentro do seguinte horário: Quinta-feira das 9:00 às 13:00 horas.

Os alunos poderão esclarecer qualquer questão via correio electrónico, devendo enviar a sua mensagem para arslonga@netcabo.pt. Todas as mensagens são respondidas diariamente.




Bibliografia básica
ARNHEIM, Rudolf- O Poder do Centro. Lisboa: Edições 70, (s.d.).
ARNHEIM, Rudolf- A Dinâmica da Forma Arquitectónica. Lisboa: Editorial Presença, 1988.
BACHELARD, Gaston- La Poetique de L’Espace. Paris: Presses Universitaires de France, 1957.
CENTENO, Yvette e FREITAS, Lima de (coord.)- A Simbólica do Espaço, Cidades, Ilhas, Jardins. Lisboa: Estampa, 1991.
COOPER, Douglas, Drawing and Perceiving, Van Nostrand Reinhold, N.Y., 1992
CULLEN, Gordon, Paisagem Urbana, Ed. 70, Lisboa, 1996
EDWARDS, Betty, Vision, Dessin, Créativité, Pierre Mardaga Ed., Liège, 1986
FRANCASTEL, Pierre- Imagem, Visão e Imaginação. Lisboa: Edições 70, 1987.
HAAS, Patrick de- Le Dessin Contemporain. Paris: Centre National de Documentation Pédagogique, 1980/81. Vol. 51.
HALL, Edward T., A Dimensão Oculta, Relógio d’ Água Ed., Lisboa, 1986
ITTEN, J., Le Dessin et La Forme, Ed. Dessain et Tolra, s.d.
LEYMARIE, J., Le Dessin, Histoire d’un Art, Ed. Skira, Genebra, 1979
LUCIE-SMITH- Artoday. Londres: Phaidon, 1995.
MADERUELO, Javier (dir.)- El Jardín como Arte. Huesca, Diputación de Huesca, 1997.
MASSIRONI, Manfredo- Ver pelo Desenho. Lisboa: Edições 70, (s.d.).
MENDELOWITZ, Daniel M.- Drawing. Stanford: Stanford University Press, 1989.
MOLINA, Juan José Gómez (coord.)- Las Lecciones del Dibujo. Madrid: Cátedra, 1995.
RODRIGUES, Ana Leonor M. Madeira- Desenho. Lisboa, Quimera, 2003.
RUSKIN, J., The Elements of Drawing, (1857), The Herbert Press, London, 1991
O Desejo do Desenho. Almada: Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea/ Câmara Municipal de Almada, 1995.






Évora, Setembro de 2006



Escultª Susana Mendes Silva