segunda-feira, outubro 04, 2004

Sobre os Materiais

Sobre os Materiais

Os estudantes devem adquirir e experimentar o maior número possível de materiais actuantes e suportes de registo gráfico.


Materiais:

Lápis e grafites de várias durezas:
Lápis
Lapiseira
Grafites

Graduação

…4B 3B 2B B HB F H 2H 3H…

1 2 3 4 5

As letras B, H e F provêm das palavras inglesas Black, Hard e Firm.


Lápis de cor
Lápis de cor Aquarelle


Canetas e penas de diferentes tipos:
Esferográfica
Tinta permanente
Tipo Uni-ball
Ponta de feltro
Rollerball
Pena- tubo de pena de ave aparado ou com aparo de caneta.
Penas feitas pelos alunos a partir de elementos encontrados na natureza, como pequenos ramos afiados a canivete e x-acto.


Tintas transparentes e opacas:
Tinta da china- tinta de cor negra brilhante, uniforme, e indelével, preparada com negro de fumo, erva e cola.
Ecoline- tinta transparente que se usa diluída.
Aguarela- material em que os pigmentos, que são os mesmos do óleo e do guache, são ligados com goma e diluídos em água, resultando uma tinta translúcida. Apesar de ser um processo antigo e bastante utilizado, a aguarela distinta do guache só começa a ser utilizada no início do séc. XVIII em Inglaterra com Turner e Whistler.
Guache- material de pintura com pigmentos misturados com goma ou cola sintética e dextrina ou glicerina diluídos em água. Ao contrário da aguarela, as tintas, incluíndo o branco são opacas ocultando o suporte e podem ser sobrepostas. É usado desde épocas remotas na pintura de rolos de papiro ou na iluminação de pergaminhos e papel. A partir do séc. XVIII é usado em esboços de pintura mural ou de cavalete, maquetes, estudos de paisagem, já que os seus efeitos são muito semelhantes aos obtidos cm a pintura a óleo, o que levou, também, os pintores do Impressionismo a servirem-se deste material em pequenos quadros.
Tintas obtidas pelos alunos a partir misturas de pigmentos (óxido de ferro, pó de sapateiro, etc.), vioxene, goma-laca, alcoól, ecolines, etc….


Pincéis

Carvão- material fácil de apagar com pano ou pincel, que deve ser fixado.

Pastéis secos e sanguíneas:
Pastel- lápis de cor feito com pigmentos pulverizados e gesso, aglutinados com água gomada, e usado desde o séc. XV. O pastel seco tem o inconveniente de se desagregar facilmente se não for fixado ou mantido contra um vidro.

Sanguínea- lápis de almagre (do árabe al-magrâ “barro vermelho”) que é um pigmento mineral vermelho escuro. É distinto do pastel por ser aglutinado a cera e produzir um traço firme.


Pastéis de óleo


Material auxiliar

Alcoól etílico ou sanitário- pode ser comprado em qualquer drogaria ou supermercado.
Recipiente para água- pode ser um frasco reciclado da cozinha! Podem ainda reutilizar frascos para guardar tintas feitas por vós.
Godés- são pequenas vasilhas para fazer as tintas. Existem nas lojas em porcelana ou plástico, mas pode-se novamente recorrer à reciclagem utilizando tampas de frascos, ou pires que já não são utilizados.
Bocados de tecido- para limpeza de materiais.
Borracha

Prancheta- a sua superfície deve ser plana e lisa, pode ser comprada numa papelaria ou numa serração de madeira.
Punaises


Suportes
Para cada tipo de material existe um papel adequado.

O papel surge na China no séc. II a.C. através da filtragem de fibras vegetais como as da amoreira ou do bambu. Da China a indústria do papel foi importada para Samarcanda e Bagodá. Os árabes espalharam esta técnica pelo Norte de África e Espanha de onde se difundiu para outros países europeus. A invenção da imprensa deu um impulso considerável ao seu fabrico.

Cabe ao estudante experimentar vários suportes, como por exemplo:
Papel de máquina
Cavalinho
Canson
Cartão
Reciclados (já comprados ou feitos pelos alunos)
Fabriano
Papéis para aguarela
Papéis para guache
Vegetal.


www.carandache.com
www.canson.com
http://www.emporiomichelangelo.com.br/fabriano.htm