Exercícios e actividades 2º semestre
Analisar o espaço
A nossa vida tem lugar no mundo, em lugares que possuem diferentes naturezas e configurações. As nossas experiências perceptivas do espaço ligam-se a uma série de factores: físicos, psicológicos, geográficos, entre outros.
1-Conhece algum local semelhante? Qual? Justifique por escrito e com esquemas breves (em caso positivo ou negativo).
2-Como é que se sente no espaço? Que sensações tem neste momento?
(tempo máximo para 1 e 2: 20 minutos)
3-Fotografe as principais perspectivas do local.
4-Faça uma planta esquemática do espaço, indicando os principais trajectos e referenciais.
(tempo máximo para 3 e 4: 30 minutos)
5-Qual é o trajecto do sol? Como é que se move? Faça um esquema. (t.m: 10 minutos)
6-Fotografe vários momentos do dia, ilustrando como é que a luz modela os edifícios e restantes elementos. (terá que acabar fora do tempo lectivo)
7-Como agem os elementos naturais no espaço neste momento (é ventoso, húmido, abafado)?
8-Através de sinais ou vestígios consegue perceber algo da sua história? Descreva esses sinais e /ou faça uma breve pesquisa.
(tempo máximo para 6, 7 e 8: 60 minutos. A pesquisa da 10 deve ser feita fora do tempo lectivo)
9-Que tipo de mobiliário, equipamentos e sinalética existe? Faça um levantamento em fotografia.
10-Do ponto de vista do utilizador sugira que alterações poderiam melhorar este espaço? (Faça esboços que ilustrem essas melhorias).
(tempo máximo para 9 e 10: 60 minutos).
11- tpc: organize todo o material num caderno ou pasta.
Desenhar figura humana
-Que uso fazem as pessoas do espaço público?
Vamos tirar fotografias e desenhar pessoas em movimento.
O Desenho na Arquitectura
Para conhecer como desenham os Arquitectos Paisagistas e os Arquitectos. Iremos abordar como desenhar de forma sintética e como podemos transmitir as nossas ideias.
Um percurso na Cidade
Este exercício tem como objectivo uma reflexão sobre o registo da relação espaço-tempo através da representação gráfica. Podem abordar-se as noções de movimento e ritmo, cor, textura, perspectiva, utilização do espaço pelos habitantes, entre outras.
A primeira tarefa será a escolha desse mesmo percurso - poderá ter algo a ver com o quotidiano do aluno, ou com uma vontade de descoberta da cidade, ou ainda pode partir de um referente preexistente como por exemplo um romance ou um filme.
Sobre o percurso escolhido o aluno irá realizar desenhos sintéticos tendo em conta elementos como orientação, localização, referenciais e elementos caracterizadores, mas também efectuando uma pesquisa a nível histórico, simbólico, poético, e da memória e identidade do local. Poder-se-á utilizar outros media complementares ao desenho - fotografia, vídeo, som, entre outros.
Todo o projecto deverá ser organizado segundo a ordem escolhida para o percurso e serão apresentados num formato a definir livremente: caderno ou livro, desdobrável, álbum, etc...
A nossa vida tem lugar no mundo, em lugares que possuem diferentes naturezas e configurações. As nossas experiências perceptivas do espaço ligam-se a uma série de factores: físicos, psicológicos, geográficos, entre outros.
1-Conhece algum local semelhante? Qual? Justifique por escrito e com esquemas breves (em caso positivo ou negativo).
2-Como é que se sente no espaço? Que sensações tem neste momento?
(tempo máximo para 1 e 2: 20 minutos)
3-Fotografe as principais perspectivas do local.
4-Faça uma planta esquemática do espaço, indicando os principais trajectos e referenciais.
(tempo máximo para 3 e 4: 30 minutos)
5-Qual é o trajecto do sol? Como é que se move? Faça um esquema. (t.m: 10 minutos)
6-Fotografe vários momentos do dia, ilustrando como é que a luz modela os edifícios e restantes elementos. (terá que acabar fora do tempo lectivo)
7-Como agem os elementos naturais no espaço neste momento (é ventoso, húmido, abafado)?
8-Através de sinais ou vestígios consegue perceber algo da sua história? Descreva esses sinais e /ou faça uma breve pesquisa.
(tempo máximo para 6, 7 e 8: 60 minutos. A pesquisa da 10 deve ser feita fora do tempo lectivo)
9-Que tipo de mobiliário, equipamentos e sinalética existe? Faça um levantamento em fotografia.
10-Do ponto de vista do utilizador sugira que alterações poderiam melhorar este espaço? (Faça esboços que ilustrem essas melhorias).
(tempo máximo para 9 e 10: 60 minutos).
11- tpc: organize todo o material num caderno ou pasta.
Desenhar figura humana
-Que uso fazem as pessoas do espaço público?
Vamos tirar fotografias e desenhar pessoas em movimento.
O Desenho na Arquitectura
Para conhecer como desenham os Arquitectos Paisagistas e os Arquitectos. Iremos abordar como desenhar de forma sintética e como podemos transmitir as nossas ideias.
Um percurso na Cidade
Este exercício tem como objectivo uma reflexão sobre o registo da relação espaço-tempo através da representação gráfica. Podem abordar-se as noções de movimento e ritmo, cor, textura, perspectiva, utilização do espaço pelos habitantes, entre outras.
A primeira tarefa será a escolha desse mesmo percurso - poderá ter algo a ver com o quotidiano do aluno, ou com uma vontade de descoberta da cidade, ou ainda pode partir de um referente preexistente como por exemplo um romance ou um filme.
Sobre o percurso escolhido o aluno irá realizar desenhos sintéticos tendo em conta elementos como orientação, localização, referenciais e elementos caracterizadores, mas também efectuando uma pesquisa a nível histórico, simbólico, poético, e da memória e identidade do local. Poder-se-á utilizar outros media complementares ao desenho - fotografia, vídeo, som, entre outros.
Todo o projecto deverá ser organizado segundo a ordem escolhida para o percurso e serão apresentados num formato a definir livremente: caderno ou livro, desdobrável, álbum, etc...
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